Uma parada em Esztergom – Por Fabian Saraiva

O grupo “Primavera na Europa 2019” chegou em Esztergom, na Hungria.  Fizemos uma  breve parada de duas horas, pois a cidade vale a pena.  Foi a primeira capital húngara e tem mais de mil anos de história. Minha impressão de Esztergom é que é um lugar perfeito para escapar do barulho e agitação da capital – é um local tranquilo para uma viagem em família.

A cidade tem um enorme significado religioso – St. István, o primeiro rei da Hungria, foi batizado e coroado aqui no dia de Natal no ano 1000 e Esztergom ainda é a cidade mais sagrada da Hungria e a sede do Arcebispo da Hungria.

Em frente à Basílica estão os restos parcialmente reconstruídas do Palácio Real , um dos edifícios mais antigos da Hungria. Uma visita guiada do palácio leva em muitos afrescos com base em palácios renascentistas de Florença.

A Catedral da cidade é a maior e mais alta igreja do país.

Esztergom também tem um dos castelos mais antigos da Hungria, bem como a área pitoresca de Víziváros (Watertown), repleta de edifícios barrocos, ruas estreitas de paralelepípedos e pequenos jardins bem cuidados.

Do alto se tem um vista belíssima do Danúbio. Suas dimensões surpreendem.

Juro que dá vontade de fazer um piquenique, explorar a cidade e, em seguida, estender o cobertor e relaxar pelo resto do dia ao longo das margens cobertas de grama do Danúbio.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *